sábado, 14 de novembro de 2009

Barulhos dos ventos


O vento nada mais é que a movimentação de massas de ar com diferentes pressões. Esse movimento é usado para refrescar no calor, funcionar engrenagens que retiram água do subsolo, indicar a direção do vento, produzir energia elétrica, e entre outras coisas, fazer barulho.
Há quem ache super "zen" ter uma máquina de barulhinhos dessas em casa. E mercado não falta pra isso. Os orientais foram os primeiros a criar esses móbiles por acharem que a energia gerada pelo vento traz cura. Cada um acredita no que quiser. Como os remédios também curam numa medida e podem matar em outra, esses sons também podem até harmonizar aqui e desarmonizar acolá, conforme a sua produção.
Especialistas sugerem que esses equipamentos sejam colocados em locais por onde circule o ar que vai causar o movimento, mas alertam que os locais de muito vento devem ser evitados, exatamente para não haver barulho em demasia.
Infelizmente não é o que a maioria das pessoas fazem. Elas escolhem o lugar mais exposto da casa - a varanda - e penduram o instrumento que vai ficar chacoalhando a cada pé de vento.
Os vizinhos que se ferrem se tiverem que aturar o interminável tilintar dos metais.
Há alguns, é verdade, de sons suaves, até harmônicos. Há os de madeira, com sons graves, mas esses são caros.
Mas como a maioria das pessoas é pobre, além de surda, prefere os feitos de alumínio. São baratos e barulhentos.
Segundo a tradição oriental, os tubos que formam o instrumento tem que ter tamanhos adequados para que o som seja bom de se ouvir. Não é o que ocorre com os milhões de "mensageiros" à venda por aí... Cortados de qualquer tamanho, servem apenas para fazer barulho.
Pobre de quem tem um vizinho que gosta dessa barulheira. Você pode ouvir um pouco desse som. No exemplo, um
mensageiro harmônico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nem me fale em "vizinho" barulhento... risos!!
Ainda bem que minha vizinhanca tem data marcada para ir fazer barulho em outra vizinhanca, beeeeeem longe da minha :))
Depois desta experiencia eu comeco a achar que o melhor barulho do mundo eh o silencio!
:)))
Barbara