sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ônibus e pouco barulho

    Essa é uma campanha veiculada em Curitiba


    Definição (Michaelis) •  sm sing e pl (lat omnibus) Grande veículo para transporte (urbano e interurbano) de muitos passageiros, com itinerário preestabelecido.
Muita gente confunde direito com falta de educação. 
Direito de ouvir as músicas que gosta, todos têm. Mas no volume adequado à própria audição. Ouvir música (antigamente era ouvir rádio) em ônibus sempre foi motivo de polêmica. Dos radinhos de pilha, aos atuais celulares, passamos pelos walkmans e pelos rádios dos próprios coletivos, que irradiavam o gosto musical do motorista (geralmente bem diferente do nosso).
Já não bastam os pregadores sem púlpito e sem templo, que vociferam a "palavra de deus"; os pedintes, com canetas pra vender, ou com pandeiro para embolar; e os atendimentos às chamadas dos telefones móveis, que fazem com que o cidadão ache que somente o interlocutor está ouvindo sua conversa...???
Não, não é o bastante! Ainda temos que ouvir as músicas que os mal-educados insistem em compartilhar com os outros passageiros.
Cabe a pergunta: Por que será que quem tem bom gosto musical não ouve suas músicas às alturas?
Só os sem noção que ouvem música a todo volume. - Inclua aí os porta-malas abertos e as aparelhagens de som dentro de casa (ou na calçada) a mil....
Será que não ter noção é sinônimo de mau gosto musical?   

  

Um comentário:

sachiko disse...

Tem toda razão. É realmente terrível ser obrigada a ouvir músicas que não gosto e nem quero ouvir. Mas acho que não é questão de ter bom ou mau gosto, pois isso é muito pessoal, gosto não se discute. É questão de respeito mesmo, já tive vontade muitas vezes de pedir para colocar o fone, não o fiz por medo da reação, pois seria uma atitude individual que poderia ser tomado como uma discriminação ou preconceito. Se nos uníssemos e solicitássemos às empresas de ônibus que tomassem atitude, como fizeram em Curitiba, teríamos força de argumento para reclamarmos.