quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sem maquiagem


De repente tudo é motivo para o povo ir às ruas e protestar. O ônibus demora? Vamos pro meio da rua! O médico não atende no Posto de Saúde? Vamos pro meio da rua! A passagem aumentou? Vamos pro meio da rua! Construíram um estádio de futebol e não escolas? Vamos pro meio da rua!
Um sentimento de civilidade e patriotismo tomou conta dos brasileiros, entretanto na onda do coletivo, há alguns aproveitadores que desvirtuam o processo de exigência dos direitos básicos da população. Vândalos por ideologia, por estarem sendo pagos por forças interessadas em avacalhar com o processo, ou simplesmente por serem baderneiros mesmo que procuram dar vazão aos seus mais perversos instintos acabam por roubar a atenção da mídia e desviando o foco principal das manifestações e, o que é pior, dando outra direção ao caminho a ser percorrido em busca da democracia. As autoridades estabelecidas se esforçam para combater os excessos desses desviantes usando, literalmente, a força. Isso dá chance para que os vândalos se tornem mais agressivos. 
Uma manifestação aqui, outra ali, mais outra naquele lugar... Daqui a pouco encontramos manifestantes em todos os rincões do país. O que era passível de ser visto apenas pela televisão acontecendo na Av. Paulista, ou na Candelária, é encontrado agora ao vivo, aqui na esquina. Aparecem logo os que defendem a volta dos militares para "por em ordem as coisas e levar essa canalha toda em cana, de preferência embaixo de muita porrada". 
Se nos detivermos a observar somente uma ou outra manifestação, não daremos conta do todo que está acontecendo na sociedade brasileira. Não é privilégio nosso. O mundo está em convulsão política e econômica. Mas isso não é novidade. Alguma coisa está para acontecer e não será necessariamente positivo em seus resultados. É hora de recolher e ficar em casa? Não creio, mas é, certamente, hora de ter cuidado com o que está acontecendo nas ruas para que não se perca o controle e uma guerra civil acometa nossa sociedade. Há políticos ruins no poder? Claro que sim, mas fomos nós quem os pusemos lá de forma ordeira e democrática. Tirá-los de lá deve ser feito da mesma forma. Sem baderna, sem violência. Se não a gente perde o respeito e os direitos tão duramente conseguidos.    

Nenhum comentário: