quarta-feira, 16 de junho de 2010

Direito do consumidor

Enquanto ficarmos à mercê dos inescrupulosos comerciantes que acham que só servimos para provê-los com nosso dinheiro, estaremos sempre sendo lesados. Centavos aqui, centavos ali, não nos damos conta da fortuna que eles levam de nossos bolsos. Às vezes achamos que não podemos fazer nada ou que não podemos viver sem aqueles serviços ou produtos; ou ainda que se não for esse, aquele será pior...
Mas não podemos achar que isso é normal. Devemos reclamar, avisar, abolir de nossas vidas. Eles são importante para nós? São, sim, mas será que nós somos importantes para eles?

Lamentavelmente fui vítima de alguns erros cometidos por essas empresas e seus miraculosos projetos para
ganhar nosso dinheiro.

Eu era cliente da TIM. Solicitei, para compra,  um aparelho pelo site da empresa. Pedido feito, analisado e recusado. Não quiseram me vender um aparelho por míseros R$ 1,00, alegando, entre outras, que os critérios utilizados na avaliação do pedido eram rigorosos e me encaminharam a uma loja física onde os critérios seriam mais "suaves". Não preciso de facilidades para comprar um aparelho a esse preço. Na loja queriam me cobrar R$ 230,00.
Depois de muitas idas e voltas, com a intervenção da PROTESTE, a TIM declarou, finalmente, que não podia me vender o aparelho por aquele preço, pois eu já era cliente, e a loja virtual só vendia para quem não era cliente.
Vá tentar entender a burrice desse argumento!!!
Eu não consegui. Mas depois dessa deixei de ser cliente da TIM. 

Outra roubada em que me meti foi com o cartão de crédito HIPERCARD, administrado pelo Unibanco.
Sempre com as faturas em dia, fui surpreendido com o não recebimento da fatura o que me fez pagar fora do prazo. Enviaram uma cobrança e o pagamento foi feito com atraso. E multa. 
Uma vez é erro. Duas é desorganização. Não deixou de ser enviada, mas chegou em atraso. Nova multa. E a culpa é minha? Paguei e eles ficaram R$ 1,20 mais ricos com a cobrança da multa, mas nunca mais verão a cor do meu dinheiro. Não sou obrigado a usar o cartão.

Outro grande abuso é cometido por supermercados que colocam 60 caixas de atendimento e apenas 10 ou 15 atendentes. E as filas ficam enormes.
Por que ficamos esperando? Porque somos otários. Não existe somente aquele supermercado, ou aquela rede. O outro é pior? E aceitamos isso assim mesmo? Pensemos noutras alternativas, afinal eles precisam saber que não estamos gostando.   






Nenhum comentário: