segunda-feira, 21 de junho de 2010

Gol feito com a mão

A seleção brasileira de futebol já está nas oitavas-de-final da Copa o Mundo, na África do Sul. Bem ou mal, chegou lá.
Críticas não faltaram ao técnico Dunga. O clamor pela escalação daqueles que não foram, e a crítica pela escolha dos "pernas de pau" que ele levou e que, por enquanto estão dando conta do recado.
Daqui a poucos dias tudo estará terminado, e a alegria terá lugar certo em algum país. Quiçá o nosso. Os outros levarão na bagagem uma amarga sensação de derrota.
Entretanto, por mais importante que seja ganhar ou perder uma competição desse tipo, nossas vidas não se modificará em nada. Absolutamente em nada. Isso porque o que pesa sobre nossos ombros e dentro de nossos bolsos passa longe dos estádios, dos campos e dos jogos.
Conversar sobre futebol é bom. Palpites, promessas, esperanças, apostas, até. Todo mundo acha que seria capaz de dar o melhor de si na hora de escolher o nosso time. Inclusive Dunga, não obstante ser esse o trabalho dele, e ele ser muito bem remunerado pra isso...
E na hora de votar? 
Será que somos tão bons assim, também? 
Será que "vestimos" a camisa canarinha com esse ímpeto e essa vontade de acertar?  
Será que exigimos que nossos "escalados" funcionem tão bem quanto os nossos jogadores?
A eleição desses candidatos nas próximas eleições é importante para nós. Eles, sim, poderão  mexer em nossas vidas - para o bem ou para o mal - e isso depende de nós. Só de nossa escalação. 
Esse jogo não dura 90 minutos, nem a competição dura um mês. São vários anos que eles terão à disposição para trabalhar sem substituição.
Como seria a nossa seleção se os jogadores fossem eleitos? Será que iria fazer bonito em campo?
É nossa responsabilidade fazer essa escolha. Será que sabemos aguentar as críticas que fazemos ao técnico da seleção?
Não adianta se eximir desse dever. Se os políticos que chegarem à seleção do congresso e todas as vagas disponíveis forem bons ou não, a responsabilidade é sua, também. Votando bem, votando mal, anulando seu voto ou deixando de votar. 
Desse jogo não tem como escapar, e o que é melhor: os gols podem ser feitos com a mão.
Aproveite e faça o seu.

Nenhum comentário: